Blogs ajudam muito na estratégia de SEO


Várias pessoas me perguntam uma forma fácil e barata de melhorar o posicionamento de seus sites me mecanismos de busca. Manter uma consultoria de um SEO pode não ser uma coisa factível para seus orçamentos (apesar de recomendada). A solução é muito mais simples do que todos imaginam: Crie um blog.

Blogs, principalmente os que utilizam uma plataforma otimizada como o WordPress, tendem a possuir um excelente posicionamento e qualquer um pode usar isso para conseguir uma posição melhor no Google, Yahoo ou MSN.

Os resultados, são melhores no Google, que possui, inclusive, um algoritmo específico para blogs, mas ajudam com os demais mecanismos de busca, também.

A estratégia é bem simples, pegue o site da sua empresa e crie um diretório /blog, neste diretório, instale o WordPress. Crie um link da sua página principal para o blog e do blog para a página principal do seu site.

Assuntos que podem ser tratados no blog:
  • História da empresa
  • Informações sobre a área de atuação
  • Informações sobre os produtos
  • Notícias da empresa
  • Lançamentos
Encare o blog como mais um canal de comunicação com seus clientes e parceiros, forneça informações interessantes, convide as pessoas a participar. Dentro de pouco tempo, o blog começará a ganhar relevância e com isso, puxará todo o site da empresa para posições melhores nos mecanismos de busca.
Só tome muito cuidado para não transformar o blog em um panfleto eletrônico, o objetivo é divulgar o site da empresa, mas essa não deve ser a única coisa tratada no blog, caso contrário será ignorado pelo resto da blogosfera. E a maior vantagem de um blog é receber links, são esses links que melhorarão seu posicionamento.

Como conseguir links:


Crie conteúdo relevante e único.
Essa regra serve para qualquer blog, mas é mais difícil de ser seguida em blogs corporativos. Não tenha medo de expor informações, provoque as pessoas a ter um contato maior com a empresa, estimule a leitura e os comentários, rapidamente, terá vários links, que farão toda a mágica necessária.

Outra opção é a criação de ferramentas para blogueiros, isso costuma gerar muitos links, você pode contratar um programador para criar plugins, contratar um designer para criar temas, enfim, as possibilidades são muitas.

O que deve ter em mente é que um bom conteúdo, aliado a uma boa estratégia de divulgação é certeza de uma boa colocação.

Exemplos de blogs que podem ser criados:
Petshop
Um blog com informações sobre eventos envolvendo animais, comentários sobre legislação envolvendo animais, dicas de criação, alimentação e treinamento de animais.

Farmácia
Comentários sobre remédios, legislação na área, dicas de saúde.

Borracharia
Resenhas de diferentes tidos de pneus, dicas de manutenção de pneus e do carro, informações úteis para prolongar a vida útil dos pneus e rodas.

Loja de presentes
Dicas de presentes para cada tipo de ocasião, informações sobre eventos na área, dicas de artesanato.

Loja de móveis
Análise de lançamentos, dicas de conservação de madeiras, diferenças entre os tipos de móveis.
Como podem ver, pouca coisa deve ser dita em relação aos produtos, mas sim, trabalhar com assuntos relacionados aos produtos, informações que as pessoas queiram consultar, que valha a pena, guardar o blog em um leitor de feeds ou nos favoritos.

Imagine uma pessoa que encontre dicas de reparação de móveis em um blog ligado a uma loja de móveis, ao terminar de ler a dica, existem grandes chances de se interessar por algum móvel que seja vendido no site e, seguindo nosso objetivo, se muitas pessoas começarem a achar interessante o blog e começarem a linká-lo, os mecanismos de busca acharão o mesmo e começarão a tratar seu blog como uma autoridade no assunto, o que fará muito bem para o posicionamento do seu site.

Contratar um blogueiro?
Contratar um blogueiro para cuidar do blog possui vantagens e desvantagens, conforme listo abaixo:

Vantagens
:
  • Um blogueiro conhece blogs, terá mais facilidade de se relacionar com outros blogs, o que é muito vantajoso.
  • O formato já é familiar para o blogueiro, o que fará com que os textos sejam mais naturais.
  • Algumas manhas para manter um blog levam tempo para serem aprendidas.

Desvantagens
:
  • O blogueiro pode levar algum tempo para entender a filosofia da empresa.
  • O blog será uma voz da empresa, se o blogueiro não estiver em sintonia com a mesma, pode trazer sérios problemas de identidade.
  • É mais um custo, que se paga no tempo, mas para empresas com o orçamento reduzido, pode ser um fator complicador.
Resultados esperados:
Considerando que o blog siga as recomendações dadas (artigos interessantes e únicos, interação com os demais blogs e freqüência regular de postagem), o blog começa a se tornar um site forte em 6 meses, em média.

Quando o blog começar a ficar forte, os resultados serão muito bons, porém, pela maneira como são indexados, várias melhorias serão vistas, já nos primeiros meses do mesmo.

Apesar de ser uma solução mais lenta que ter um consultor SEO, pode trazer excelentes resultados, com custos muito menores. Além disso, não são técnicas excludentes, a melhoria gerada pelo blog, pode criar condições para a contratação de um consultor, que faria os ajustes necessários para que todo o potencial do blog possa ser aproveitado.

Inclusive, quando faço a reformulação de sites, costumo recomendar que os clientes mantenham blogs, para, neste caso, reforçarem os ganhos que podem ser alcançados com SEO.

Fonte: Brpoint

Nenhum comentário:

Postar um comentário